Quem acompanha o muay thai talvez se lembre de Dokmaipa Por Pongsawang, que fez sucesso no esporte e chegou a ser campeão. Aos 52 anos, o ex-campeão morreu após ser picado por uma centopeia gigante.
De acordo com informações da mídia local, Dokmaipa foi picado e acabou demorando para buscar atendimento médico. O ex-atleta só foi para o hospital quando seu quadro já estava avançado e sofrendo com complicações.
Jiraporn Moonkaset, filha do ex-lutador, confirmou que o pai foi atacado por uma centopeia, resultando numa picada na perna esquerda. O problema foi que ele não se preocupou. A moça conta que passaram alguns dias para que ele apresentasse sintomas mais graves.
Dokmaipa começou a ter tonturas e calafrios, o que logo evoluiu para um estado de coma. Ele também sofria de diabetes, o que os médicos acreditam que pode ter contribuído para uma evolução agressiva da infecção.
O tailandês viveu uma ascensão muito rápida no esporte e começou a lutar ainda com 9 anos de idade. Em 1996, se aposentou e trabalhou como técnico, até abandonar de vez o universo das lutas e trabalhar como guarda-costas. Anos depois, ele voltou para sua cidade natal.
Em Kalasin, o ex-atleta trabalhou como servidor público. Ele morreu no hospital local depois de sofrer uma grave infecção pelo veneno do inseto. Centopeias e lacraias possuem picadas tóxicas que podem ferir o ser humano, no entanto o óbito por conta desses ataques não é tão comum.