Eternizada dando vida a “Bebel”, de A Grande Família, Guta Stresser vive a luta contra uma das mais cruéis doenças: a esclerose múltipla. A doença foi descoberta recentemente, depois de uma queda em casa que a fez procurar o médico.
Em depoimento a Revista Veja, Stresser conta que começou a perceber algumas mudanças e dificuldades que não costumava ver. Até mesmo as coreografias do reality, como ela conta, eram difíceis de lembrar. O esquecimento foi se agravando até que a levou a procurar a emergência.
“Perdi o chão na mesma hora. Nem sabia direito o que era aquilo, só que afetava o cérebro, e só isso me soou aterrorizante“, contou. A vida, depois do diagnóstico, se tornou composta por pequenas vitórias dia após dia.
Para o tratamento, a atriz faz uso de um medicamento que hoje é distribuído pelo SUS, uma vez que seu custo é altíssimo e muitas pessoas não conseguiriam ter acesso. A atriz ainda conta que precisou buscar algumas mudanças em sua rotina.
“Hoje pratico ioga, mudei a alimentação para melhor e faço todo tipo de exercício para o cérebro — de leitura de livros a palavras cruzadas“, relata. Ciente de que a doença é para toda a vida, uma vez que não tem cura, a atriz compartilha seu desejo de ter uma vida plena.
O diagnóstico, como revelado pela atriz, veio a partir de uma ressonância feita depois do tombo que sofreu em casa.