Se você tem filhos fique bem atento ao local onde os medicamentos ficam guardados em sua casa. É preciso ressaltar que uma das maiores causas de intoxicação infantil é causada pela ingestão de medicamentos e muitos deles podem levar a criança à morte em poucas horas.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), todos os dias cerca de 37 crianças e adolescentes sofrem com os efeitos de intoxicação causada por medicamentos no Brasil.
Estudos realizados sobre os perigos das intoxicações medicamentosas, mostram que as principais vítimas são entre as crianças de um a quatro anos.
É importante deixar claro que a intoxicação medicamentosa em crianças não acontece somente quando elas ingerem o remédio que encontram ao acaso, também pode ocorrer quando lhe é oferecido um tipo de droga sem prescrição médica.
Todo e qualquer medicamento deve ser armazenado em local fechado, de preferência chaveado e longe do alcance das crianças.
As crianças são curiosas por natureza, e podem confundir comprimidos e pílulas com algum tipo de guloseima.
Muitos medicamentos possuem embalagens coloridas, pílulas de várias cores, embalagens que fazem bastante barulho e tudo isso chama muito a atenção dos pequenos.
Mais uma vez é preciso deixar claro que todo e qualquer medicamento oferece risco quando não é prescrito por um médico e as crianças são mais frágeis.
Estes são alguns dos medicamentos mais letais para as crianças:
- Antipsicóticos;
- Antidepressivos;
- Antiepilépticos;
- Bloqueadores de calcio;
- Antiarrítmicos;
- Hipoglicemiantes;
- Opiáceos e antiplaquetários/NOACs.
Mantenha os remédios em local seguro e a vigilância constante sobre os pequenos.