Este teste com a mão pode apontar uma doença cardiovascular e salvar sua vida

Você já deve ter ouvido falar sobre o aneurisma da aorta, contudo, talvez não saiba do que se trata e de como esta doença silenciosa pode ser fatal.

A principal característica do aneurisma da aorta é a dilatação da principal artéria do corpo humano. Como na maioria dos casos os pacientes não apresentam sintomas ou mesmo alguma enfermidade prévia, o diagnóstico precoce quase nunca acontece.

Diante deste cenário, quando o aneurisma da aorta se rompe geralmente causa uma hemorragia interna grave que pode levar a morte em poucos minutos.

Médicos da Universidade de Yale, localizada nos Estados Unidos, sugerem que todas as pessoas façam um simples teste com as mãos que pode indicar quem corre risco eminente de desenvolver o aneurisma da aorta.

O teste é conhecido como “teste da palma do polegar” e pode ser realizado de maneira rápida e eficaz. O teste consiste em esticar a palma da mão e tentar levar o dedo polegar à extremidade oposta, ou seja, em direção ao dedo mínimo.

Caso seu polegar avance além da borda da mão é sinal de um risco eminente de desenvolver o aneurisma da aorta. Os médicos de Yale testaram o método em 305 pacientes submetidos à cirurgia cardíaca de aneurisma da aorta.

Veja como você pode fazer o “teste da palma do polegar”:

Para manter a saúde do seu coração em dia, faça uma visita ao cardiologista pelo menos uma vez ao ano.

Escrito por

Fabiana Batista Stos

Jornalista digital, com mais de 10 anos de experiência em criação de conteúdo dos mais diversos assuntos. Amo escrever e me dedico ao meu trabalho com muito carinho e determinação.