Quando o corpo está prestes a ficar com algum problema, ele costuma emitir sinais de alerta para o indivíduo, assim ele pode ir se preparando para realizar exames e descobrir doenças a tempo.
Um dos fatores que podem acabar resultando em problemas mais sérios é a diabetes, doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue. Essa enfermidade, que costuma acompanhar o indivíduo a vida inteira, pode ser um alerta até mesmo para condições rins, apesar de muita gente não ter ideia disso.
Segundo estudos, problemas nos rins são 10 vezes mais comum em pessoas que são portadoras de diabetes. Dependendo de qual tipo e estágio esteja, a diabetes pode comprometer não apenas esse órgão, mas diversos outros.
O Dr. Marcos Vieira, que faz parte da Fundação Pró-Rim, disse que com o excesso de resíduos no sangue, os rins podem acabar perdendo sua capacidade de fazer a filtragem por conta da sobrecarta que os acomete.
Isso acontece porque quando o nível de açúcar no sangue está muito alto, os rins, que são os responsáveis por fazer a filtragem dos líquidos, acabam tendo mais dificuldade para realizar sua função.
A partir daí, um sinal de problema nos rins não deve ser ignorado, que é a presença de espuma na urina, pois isso acontece porque o rins não foram capaz de filtrar corretamente as substâncias antes de eliminar esse líquido.
Sendo assim, é importante procurar um médico caso o sintoma persista para evitar surpresas desagradáveis.