O fígado é um dos órgãos mais importantes para a manutenção da vida. Vale ressaltar que o fígado é um órgão multi-atarefado, ou seja, desempenha várias funções ao mesmo tempo.
Por isso se faz necessário cuidar da saúde do fígado, neste artigo você vai descobrir que um produto muito comum na cozinha e que certamente tem em sua casa.
Um estudo realizado pela Universidade do Sul da Califórnia, localizada nos Estados Unidos, aponta que a exposição a certo tipo de produto químico que está presente em diversos utensílios domésticos e em embalagens de vários alimentos tem o potencial de aumentar consideravelmente o risco do desenvolvimento de câncer de fígado.
Trata-se do componente conhecido como perfluorooctano (PFOS), esse químico está presente em diversos produtos artificiais conhecidos como substâncias per e polifluoroalquil (PFAS), que são usadas para garantir características como a antiaderência, impermeabilidade e resistência a manchas.
Onde estas substâncias químicas podem ser encontradas?
- Embalagens de fast food;
- Panelas antiaderentes;
- Roupas impermeáveis, entre outros.
“O câncer de fígado é um dos desfechos mais graves na doença hepática e este é o primeiro estudo em humanos a mostrar que os PFAS estão associados a essa doença”, afirmou Jesse Goodrich, pós-doutorando da USC.
Ainda segundo os especialistas a pesquisa aponta que as pessoas que foram expostas a estes produtos têm até 4,5 vezes mais chances de desenvolver um tipo mais comum de câncer de fígado conhecido como carcinoma hepatocelular não viral.