Neste artigo você vai saber um pouco mais sobre a saúde íntima das mulheres e quais são as cinco doenças que mais afetam o sistema reprodutor feminino.
Entretanto é preciso ressaltar que mesmo com as informações que você receberá neste artigo para a saúde da mulher e qualidade de saúde da mulher é necessário que fazer pelo menos uma consulta por ano a um ginecologista.
1 – Síndrome dos Ovários Policísticos – SOP
A Síndrome dos Ovários Policísticos é causada por causa de um distúrbio hormonal que provoca o surgimento de cistos nos ovários e que pode afetar inclusive fertilidade feminina.
2 – Endometriose
Trata-se de uma doença crônica que afeta o sistema reprodutor feminino. A enfermidade surge quando o tecido que reveste o interior do útero, conhecido como endométrio que se movimenta durante o período menstrual e pode atingir outros órgãos, causando muita dor, desconforto e a infertilidade.
3 – Vulvovaginite
A vulvovaginite é caracterizada por uma série de patologias que afetam o sistema reprodutor feminino, como por exemplo, candidíase e as vaginoses, que possuem como os principais sintomas: Coceira, corrimento, dor, inflamação e irritação no momento de urinar.
4 – Mioma uterino
Trata-se de um tumor benigno que se forma através do acúmulo de tecidos musculares e que pode causar hemorragias, fortes dores abdominais, e até mesmo infertilidade.
5 – HPV
O Papiloma Vírus Humano ou HPV, é uma das doenças conhecidas como DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis), que também é uma das que mais afetam as mulheres. O HPV pode promover o surgimento de verrugas na pele, na região íntima e até mesmo câncer de útero.