Milhões de pessoas em todo o mundo sofrem com a hipertensão e no Brasil não é diferente.
A hipertensão, mais conhecida como pressão alta pode trazer sérios prejuízos a saúde e levar o indivíduo a morte. Entre as doenças que podem ser desencadeadas por causa da hipertensão estão:
1 – Lesão das artérias;
2 – Aneurismas;
3 – Angina de peito;
4 – Infarto agudo do miocárdio;
5 – Insuficiência cardíaca;
6 – AVC – Derrame cerebral;
7 – Insuficiência renal crônica;
8 – Lesão da retina;
9 – Demência;
10 – Impotência sexual
Por isso é preciso ficar atento a elevação dos níveis da pressão nas artérias, quando ultrapassa os 140/90 mmHg (14 por 10) é considerada alta e aumenta consideravelmente o risco do desenvolvimento das doenças citadas acima.
Embora na maioria dos casos a hipertensão seja silenciosa ela pode apresentar os seguintes sintomas:
- Dor de cabeça;
- Dor no peito;
- Tonturas;
- Visão turva.
Para manter a pressão arterial controlada é preciso manter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos regularmente.
Conheça as 5 folhas que não podem faltar no cardápio de quem tem hipertensão e deseja mantê-la sob controle:
1 – Folha de alface
Fonte de potássio a alface auxilia no controle da pressão arterial.
2 – Folha de acelga
A acelga é rica em cálcio, magnésio e potássio, minerais que promovem a eliminação do sódio no organismo o que combate a hipertensão.
3 – Folha de beterraba
Fonte de antioxidantes e vitamina K, a folha da beterraba combate os radicais livres que podem lesionar as artérias e auxilia na manutenção da coagulação sanguínea.
4 – Folha de couve
A folha de couve é rica em antioxidantes combate a inflamação nas artérias e auxilia na redução da pressão arterial. Rica em potássio, mineral que auxilia a eliminar o sódio através da urina.
5 – Folha de espinafre
Fonte de potássio, mineral que auxilia a relaxar os vasos sanguíneos, assim o sangue circula com mais facilidade o que reduz a possibilidade de a pressão aumentar. Rico em magnésio a folha do espinafre inibe a liberação da norepinefrina, um tipo de neurotransmissor que aumenta a pressão arterial.