Em 2013, um grupo de jovens de Minas Gerais participaram de um quadro do programa Caldeirão do Huck e ganharam R$ 30 mil reais pela receita capaz de controlar os níveis de glicose. Durante o trabalho desenvolvido eles perceberam que o quiabo era eficaz para baixar a glicose, algo desejado por milhões de diabéticos.
Os diabéticos são pessoas que possuem uma deficiência na produção de insulina e fornecem baixas quantidades para o corpo.
Este hormônio é o principal responsável por metabolizar a glicose do corpo e como o diabético produz pouca insulina o nível de açúcar sobem muito. É por isso que uma pessoa com diabetes não pode consumir doces.
Os estudantes mineiros descobriram que a baba do quiabo possui grandes quantidades de fibras que ajudam a baixar a glicose. Para isso descobriram que pegar dois quiabos, parti-los no meio, retirar as pontas e colocar em um copo com água era o suficiente para obter as fibras necessárias.
Basta esperar até a água entrar pelos poros do quiabo, este é o ponto em que a água está pronto.
A receita dos estudantes de fato teve um bom resultado e tem ajuda muito brasileiros diabéticos que tomam a água. Mas é preciso ter cuidado.
Só porque a água do quiabo ajuda na diminuição da glicose que ela deve ser consumida todos os dias por pessoas diabéticas. Apesar de ajudar ele não vai substituir o medicamento usual tomado pelas pessoas com diabetes.
Na época, algumas pessoas viram esta receita como uma fórmula mágica que substituiria a injeção de insulina. A diabete não tem cura mas pode-se viver de forma saudável com ela..