Você provavelmente já se deparou com uma das imagens de crianças chorando pintadas de maneira sombria nos anos 50.
Ao todo são 27 gravuras que mostram diferentes crianças com semblante amargurado e lágrimas escorrendo pela face. De acordo com o portal de notícias online “UOL”, elas carregam uma maldição.
Os quadros foram pintados pelo artista italiano Giovanni Bragolin. A série de pinturas receberam a alcunha de “Quadro das Crianças Chorando”. As obras que tinham um valor bastante popular se tornaram um fenômeno de vendas na Europa na década de 1950.
Milhares de cópias foram feitas e o pintor se tornou muito conhecido entre os anos de 1970 e 1980. As obras que mostravam as crianças chorando se espalhou por todo mundo, inclusive no Brasil.
Foi então que vários fatos macabros envolvendo estas obras ganharam repercussão. As imagens das crianças pobres e aterrorizadas retratadas no quadro pareciam ter sido retratas em um momento de muito medo.
No ano de 1985, o tabloide britânico “The Sun” descreveu em uma reportagem algo assombroso que despertou o pavor em relação às obras em todo o mundo. Um grande incêndio teria destruído uma casa e o único objeto que ficou intacto foi um dos quadros da criança chorando.
Após esta reportagem se tornar pública, um bombeiro afirmou na ocasião que já presenciou vários incêndios em casas de famílias que possuíam tais obras e apenas as gravuras permaneciam sem nenhum resquício do fogo.
Um levantamento da polícia mostrou que cerca de 50 grandes incêndios relacionados aos quadros aconteceram desde o ano de 1973.
Os leitores do “The Sun” que tinham as imagens em casa começaram a enviá-las para a redação do jornal, que organizou uma grande fogueira para queimar as gravuras.
Diante do pavor da população, uma explicação veio à tona. Segundo o “The Sun”, o autor das pinturas teria feito um pacto com o diabo para alcançar o sucesso e ter muito dinheiro. O próprio Bragolin teria recomendado que as obras fossem destruídas pois eram amaldiçoadas.
No Brasil, quando as pinturas se tornaram populares, outra teoria foi aventada. Milhares de pessoas afirmaram que nas obras existiam imagens demoníacas ocultas e que o quadros carregavam uma terrível maldição.
Segundo a teoria da conspiração, ao observar uma das crianças que chorava havia uma mão nos pescoço da garota que a enforcava. Em outro quadro era possível ver o rosto do diabo escondido na tela.
Qual é a verdade? Ao certo ninguém sabe. Como toda lenda, essa dura até hoje. E na dúvida, se você tiver uma destas imagens em casa, que tal se desfazer dela?