Esses são os sintomas da fibromialgia que jamais devem ser ignorados para dar início ao tratamento

É importante ficar atento.

A fibromialgia é uma doença que afeta milhares de pessoas no Brasil. Ela costuma provocar dores fortes em diversas partes do corpo, causando assim um grande incômodo para quem é acometido pela condição.

Caracterizada como um problema reumatológico, a fibromialgia geralmente vem acompanhada de diversos sintomas que devem ser observados pelo paciente para dar início ao tratamento adequado.

Para você entender melhor, abaixo estão alguns dos sintomas que caracterizaram essa condição, que afeta cerca de 2% da população mundial.

  • Dor por mais de três meses no corpo;
  • Presença de pontos dolorosos na musculatura;
  • Fadiga;
  • Sintomas de depressão ou ansiedade;
  • Alteração intestinal;
  • Alterações cognitivas, como dificuldade em lembrar das coisas ou se concentrar.

Uma pessoa que apresente os sintomas acima mencionados deve procurar um médico especialista para que ele possa realizar uma análise sobre o caso a fim de esclarecer se trata ou não de fibromialgia.

As dores de quem possui essa condição são mais frequentes no dorso, cervical, lombar, abdome, tórax, quadril e perna.

É importante lembrar que apresentar os sintomas não implica dizer que o paciente obrigatoriamente sofre de fibromialgia. Na dúvida, exames serão propostos. O médico deve ser procurado caso os sinais persistam sem motivo aparente.

Após o diagnóstico positivo para a doença, os profissionais de saúde geralmente recomendam o uso de anti-inflamatórios e analgésicos que irão ajudar a aliviar a dor do paciente, que chega a ser extremamente forte dependendo do caso.

Escrito por

Aurilane Alves

Colunista dedicada principalmente a assuntos como atualidades do mundo inteiro, fofocas das celebridades, curiosidades e etc.