Na manhã deste domingo, dia 20 de novembro, um casal encontrou um fóssil na praia Balneário Mares do Pontal, na região de Ilha Comprida, em São Paulo. Letícia Santiago e Devanir Souza notaram que o esqueleto se assemelha bastante com uma mão.
“Cedinho, eu e meu namorado andávamos pela praia, quando encontramos essa ‘espécie de mão’. Não achamos que pode ser humana, por conta do tamanho e quantidade de falanges. Estamos impressionados”, revelou Letícia ao falar sobre o assunto.
Eric Comin, biólogo marinho, explicou que se trata do esqueleto de um mamífero aquático, ou seja, pode se tratar de uma baleia ou um golfinho. De acordo com informações fornecidas pelo o especialista, o animal deve ter morrido há cerca de 1 ano e meio.
Letícia, a mulher responsável por encontrar o fóssil, contou que ‘três dedinhos’ estavam para cima e que era algo muito grande e muito duro. Em tom de brincadeira, ela cogitou a possibilidade de ser um alienígena.
E apesar de já ter identificado que se trata de um cetáceo, o biólogo informou que para saber a espécie exata do animal encontrado, é necessário que mais análises sejam realizadas. Porém, considerando o tamanho, Comin acredita que se trata de um golfinho.
Quando se encontra uma ossada de um animal marinho, a recomendação é que se acione a Polícia Ambiental da região. Se trata de uma ação importante para se realizar o reconhecimento.