Espondilite Anquilosante: uma doença autoimune e debilitante: sintomas, causa, tratamento, tem cura?

Se trata de uma doença rara e autoimune que exige atenção. Fique atento aos sinais.

A espondilite anquilosante, também chamada pela sigla EA, é uma doença rara e autoimune. Ela faz com que as articulações se inflamem, principalmente, da coluna. Suas principais características são dores nas costas e rigidez. Os primeiros sintomas costumam a aparecer na adolescência. A doença acaba sendo muito debilitante por limitar os movimentos da coluna.

Quais são as causas da doença? 

Suas causas ainda são consideradas desconhecidas. Mas, os pesquisadores, acreditam que se deve a uma série de fatores genéticos e ambientais.

Sintomas

Os principais sintomas estão relacionados com dores na coluna, principalmente, na região lombar. Essa dor costuma ser persistente.

Outros sintomas muito relatados são;

Dor nas nádegas

Rigidez matinal da coluna

Cansaço

Perda de apetite e peso

Anemia

Dor no peito

Tratamento 

A doença não tem cura e o tratamento terá que ser realizado para o resto da vida daquela pessoa. O principal objetivo do tratamento é que a pessoa sinta menos dores e tenha uma doença que esteja controlada.

O tratamento costuma combinar o uso de medicamentos com sessões de fisioterapia. Além disso, se é recomendado corrigir a postura, assim como exercícios que devem ser destinados a aquele paciente.

Uma cirurgia também pode ser realizada.

Os medicamentos mais utilizados são os analgésicos, anti-inflamatórios e os relaxantes musculares.

Os exercícios físicos e respiratórios devem ser sempre acompanhados pela a ajuda de um fisioterapeuta.

Lembre-se que é importante sempre consultar o seu médico.

Escrito por

Juliana Gomes

Colunista de notícias dedicada a escrever sobre os mais diversos assuntos. Sempre fui apaixonada pela arte da escrita e pela literatura.