As acnes são um problema inconveniente que afeta a quase todos em algum momento da vida. Sendo mais comuns na adolescência essas inflamações cutâneas podem aparecer também na vida adulta, porém com menos frequência.
Vale ressaltar que a acne pode ser dividida entre dois tipos principais, os cravos e as espinhas. Os cravos tratam-se de oclusões nos poros, ou seja, pequenos bloqueios formados pelo suor e excesso de oleosidade da pele misturados com pele morta e poeira.
Os bloqueios impedem que o sebo advindo das glândulas sebáceas, necessário para a hidratação da pele, se espalhe uniformemente na superfície cutânea, fazendo com que se acumule e forme os cravos.
As espinhas acontecem quando há a proliferação de bactérias nos cravos brancos, que tem a ponta fechada. A infecção leva a inflamação da região ao redor do cravo formando assim a espinha. Cravos que têm a ponta preta são abertos e menos propensos a se tornarem espinhas.
Confira a seguir uma receita que é tiro e queda para acabar com a acne, seja ela formada por cravos ou espinhas:
- Comece lavando o rosto antes de dormir com um sabonete anti-acne para lavar o excesso de oleosidade da pele dando acesso a sua pele para que o tratamento surta efeito.
- Pegue um algodão e molhe com vinagre de maçã. Passe somente na região mais afetada pela acne, não sendo necessário espalhar por todo o rosto. Em seguida misture meia colher de sopa de babosa com algumas gotas do óleo de melaleuca e esfregue no rosto.
- Lave o rosto pela manhã e aplique somente a babosa com óleo de melaleuca. Deixe as aplicações de vinagre para antes de dormir. Repita o processo até sentir uma melhora no quadro de acne.