Boa parte da Espanha foi atingida por uma densa camada de poeira, provocada por uma nuvem oriunda do deserto do Saara. O deserto, como muita gente sabe, fica no continente africano, englobando os países Tunísia, Sudão, Saara Ocidental, Nígeria, Marrocos, Mauritânia, Mali, Líbia, Egito, Chade e Argélia.
O fenômeno provocou fotos realmente impressionantes. Em muitas cidades da Espanha, o céu ficou totalmente laranja e a poeira pode ser percebida. Depois da passagem da nuvem, moradores precisaram lavar casas e carros.
As imagens são impressionantes e circulam o mundo, mas não são tão raras assim. As nuvens carregadas de poeira do deserto circulam e chegam na europa, principalmente em algumas cidades da Espanha.
Ver essa foto no Instagram
Apesar de não ser tão raro, o episódio atual foi descrito como “extraordinário” por uma autoridade em previsão do tempo. E para quem esta cansado de limpar as janelas e carros, vai ter que se preparar para limpar mais.
Segundo as previsões do tempo, a tempestade deve se estender até amanha (16). A partir da quinta, a tendência é a redução da poeira. Na Espanha, o fenômeno é conhecido como “bruma” e costuma acontecer com alguma frequência.
Especialmente nas cidades de Madrid, Segóvia e Ávila, a qualidade do ar era considerada “extremamente desfavorável”, segundo análises das autoridades. O ar é carregado de poeira, que se mistura com o vento após ser suspensa no solo do deserto, e acaba se tornando capaz de viajar por milhares de quilômetros.