O drama vivido por familiares das vítimas do deslizamento de terra em Guaratuba, Paraná, continua. As equipes de resgate atualizaram as estimativas em relação aos desaparecidos, após uma primeira estimativa desesperadora.
A princípio, o Corpo de Bombeiros chegou a estimar que as vítimas soterradas estavam entre 30 a 50. Agora, após nova avaliação, o número caiu para menos de 30. As autoridades levaram em conta informações de familiares e a localização de sobreviventes.
Outro fato importante para a atualização dos números, segundo informações do Governo do Paraná, foi a remoção de terra do local. Com isso, as autoridades conseguiram observar melhor o número de carros soterrados.
O acidente aconteceu na noite de segunda (28), durante as fortes chuvas que atingem a região. Havia congestionamento e vários veículos formavam uma fila, quando a onda de lama veio após rompimento da vegetação.
Até o momento, seis pessoas foram retiradas com vida. Dois corpos foram localizados. O Corpo de Bombeiros não descarta que ainda possam haver vítimas vivas sob o deslizamento, mas a busca é também uma corrida contra o tempo.
Agora, com a redução do volume de chuvas no local, o Corpo de Bombeiros conta com um maior efetivo na região e também colocou cães farejadores a disposição dos agentes, para auxiliar nas buscas.
Em nota oficial, a corporação destacou o risco ao qual os socorristas também estão submetidos. “Esta missão é extremamente sensível e demorada, frente ao constante risco que todas as equipes estão expostas”, diz um trecho.