Um caso inusitado e muito perigoso aconteceu em Porto Velho, Rondônia. De acordo com o G1, um morador teve a casa invadida por abelhas, o ataque foi tão violento que causou a morte de animais e também levou o próprio dono a passar mal.
O dono da propriedade declarou que perdeu galos, galinhas, patos e uma cachorra. Ele afirma ter sido capaz de salvar apenas dois dos animais. O homem também foi atacado e teve mal-estar por conta do veneno das abelhas.
De acordo com o relato, ele chegou a desmaiar depois de ser picado. O homem confirma que passou mal e teve dificuldades respiratórias depois de ser atacado, precisando ser levado a uma UPA local para receber atendimento médico.
A reportagem ouviu Flávio Terassini, biólogo especialista nessa área, que destacou o papel das queimadas nesse tipo de evento. Esse tipo de fenômeno leva as abelhas a abandonarem suas colmeias, o que pode provocar esse tipo de ataque.
O especialista ainda esclareceu algumas dúvidas e recomendou que em hipótese alguma uma pessoa deve mexer na colmeia ou enxame, sem experiência ou supervisão. Alguns fatores, como perfume forte, pode atrair as abelhas também.
Ainda de acordo com a reportagem, pelo menos 5 pessoas morrem por ano no Brasil em decorrência de ataque de enxames. O ideal é acionar as autoridades competentes e procurar atendimento médico com urgência, dependendo de cada situação. Se estiver passando mal, procure com urgência.