O engasgo pode matar? Sim, o engasgo pode provocar uma parada cardiorrespiratória entre outras consequências que podem levar a morte.
Este foi o caso da ativista, digital influencer e modelo Belly Palma, de 29 anos, que teve sua morte confirmada nesta última segunda-feira (29). De acordo com o comunicado compartilhado no perfil da ativista pelos direitos e inclusão dos deficientes físicos, Belly Palma sofreu um engasgo que foi seguido de uma parada cardiorrespiratória.
Ainda segundo o comunicado Belly Palma recebeu os primeiros socorros e foi levada às pressas para um hospital, mas devido a gravidade do caso ela não resistiu e foi a óbito.
O que é o engasgo?
O engasgo é caracterizado pela incapacidade de respirar causada por algum objeto ou alimento que fica preso na garganta e traquéia. No Brasil são registrados cerca de 2 milhões de engasgos por ano.
Sinais do engasgo
Na maioria dos casos a própria pessoa entende que está sofrendo um engasgo, os principais sinais são:
- Incapacidade de respirar ou falar;
- Tosse,
- Cianose conhecida popularmente como pele azulada.
Como agir em caso de engasgo
A primeira coisa que você deve observar é se realmente tem condições de ajudar as pessoas que se engasgou, caso não tenha essa capacidade ou não saiba o que fazer, chame o serviço de emergência imediatamente.
O engasgo pode acontecer em qualquer faixa etária, e a Manobra de Heimlich é a maneira mais correta e eficaz de auxiliar uma pessoa que está engasgada. Nos vídeos abaixo você vai aprender a fazer a Manobra de Heimlich em bebês e adultos:
Vale ressaltar que a maioria dos engasgos geralmente duram alguns segundos e a própria pessoa consegue se livrar do que provocou o engasgo.