Uma enchente repentina deixou nove pessoas mortas e outras oito desaparecidas. A situação ocorreu entre membros da congregação de uma igreja.
De acordo com informações das autoridades, os fiéis estavam conduzindo rituais religiosos ao longo do rio, e ao que tudo indica, quando as atividades começaram, o rio estava com um volume de água considerado como normal.
No dia em que a tragédia aconteceu, equipes de buscas conseguiram encontrar dois corpos. No dia seguinte, outros sete corpos foram encontrados.
Abaixo você pode conferir um vídeo que mostra mais detalhes de toda a tragédia:
As equipes chegaram a precisar entrevistar outros membros da congregação para se ter uma ideia de quantas pessoas continuam desaparecidas.
Nine bodies of worshippers found at Jukskei River after flash floods
Read more: https://t.co/Ja8skNQ5AT
📹: Robert Mulaudzi pic.twitter.com/BSTDXEc0hO— Zimoja Lezinto (@ZimojaL) December 4, 2022
É muito comum, na África do Sul, que grupos religiosos se reúnam ao redor de rios para realizarem os seus rituais, como os de batismo e de purificação. Muitos consideram a água como sagrada.
Segundo canais de comunicação, ao menos trinta fiéis estavam envolvidos na cerimônia que ocorria próxima ao rio Jukskei.
“Temos recebido muita chuva na cidade de Joanesburgo nos últimos três meses, e a maioria dos riachos está cheia”, disse Robert Mulaudzi, uma autoridade da região, ao falar sobre o assunto.
Ele ainda pediu para que os religiosos tenham cuidado em relação aos rituais que são realizados próximos aos rios, pois se trata de um período em que muitos se encontram em uma situação de cheia.