O embaixador sul-coreano Lim Ki-mo conquistou internautas brasileiros, e talvez nem tenha tido essa intenção. Acontece que o diplomata foi filmado enquanto soltava a voz cantando grandes sucessos da música nacional e impressionou.
Ki-Mo cantou “Evidências” e “Garçom”, sucessos nas vozes de Chitãozinho e Xororó e Reginaldo Rossi. No vídeo, além de um português notável, o embaixador também entregou emoção na interpretação.
Apenas o embaixador da República da Coreia cantando o hino extraoficial do Brasil. @embaixadacoreia pic.twitter.com/4Zv4s4wcnu
— André Spigariol (@andrespigariol) April 26, 2022
Eu não sei se vocês estão preparados para o K-Brega nessa interpretação de “Garçom”. pic.twitter.com/pbMJ0jb7wz
— André Spigariol (@andrespigariol) April 26, 2022
“Apenas o embaixador da República da Coreia cantando o hino extraoficial do Brasil“, escreveu o jornalista André Spigariol. “Eu não sei se vocês estão preparados para o K-Brega nessa interpretação de ‘Garçom’“, completou.
Muitos internautas se divertiram com a cena, mas também ressaltaram o quão simbólica era a atitude. A Coréia do Sul é um país relativamente pequeno em extensão, mas de grande presença internacional e, em grande parte, isso se deve ao seu soft power.
O conceito se refere a influência que um país tem sobre outros países a partir de sua cultura, de aspectos culturais exportados. Não é segredo para ninguém que há anos o mundo assiste a uma “onda coreana”, com músicas (kpop), séries de tv (k-drama), tendências de maquiagem (k-beauty) e muitos outros exemplos, como jogos eletrônicos.
Não à toa, a escolha das músicas acabou caindo nas graças dos brasileiros. Isso porque ambas as canções são consideradas uma espécie de patrimônio cultural brasileiro, por serem clássicas e amadas pela maioria da população. O embaixador recebeu muitos elogios nas redes.