Forças policiais e investigativas usam animais como auxílio do trabalho há muito tempo, baseado em suas habilidades únicas. Cavalos e cães, por exemplo, são os mais populares. Cães são usados principalmente em missões de buscas.
E foi exatamente um desses animais, o cachorro chamado Max, que realizou uma grande operação em seu primeiro dia de trabalho. Ele tinha acabado de ser incorporado na força policial de Dyfed Powys e foi designado para uma missão de buscas.
A situação era dramática porque as duas pessoas desaparecidas, a mãe e um bebê, já estavam há dois dias sem responder nenhum contato da família, ou amigos. A polícia havia localizado o carro da mulher, mas nenhum sinal da mãe com o bebê.
Por conta da seriedade da situação, foi montada uma equipe de busca para procurar pela família. Na região onde o carro foi encontrado, havia uma área vasta de possibilidades para ser coberta e seria preciso muito trabalho duro e atento.
Foi quando Max, o cachorro estreante, entrou em ação. Ele percorreu a área por quilômetros com seu instrutor até que ele finalmente indicou a localização da mulher. Então, uma força-tarefa foi organizada para recuperar a mãe e o bebê em segurança.
Os dois foram examinados pelos socorristas pelos primeiros socorros e, logo que foram estabilizados, seguiram para o hospital para garantir que ambos estavam bem. No entanto, não foram divulgadas novas atualizações sobre o estado de saúde da mãe e da criança.