Lewis Hamilton é um dos maiores pilotos de Fórmula 1 de todos os tempos. O atleta tem feito história dentro e fora das pistas, mas nem mesmo ele consegue escapar do racismo. Recentemente, em uma fala lamentável, Nelson Piquet foi bombardeado de críticas e a situação chegou ao conhecimento do britânico.
Pelas redes sociais, Hamilton mostrou que esta ciente da história, mas publicou sua opinião deixando claro que acredita numa mudança de postura. O atleta chegou a escrever em português, não deixando dúvidas de que estava se dirigindo ao público brasileiro.
“É mais do que linguagem. Essas mentalidades arcaicas precisam mudar e não têm lugar no nosso esporte. Fui cercado por essas atitudes e alvo de minha vida toda. Houve muito tempo para aprender. Chegou a hora da ação“, escreveu o ídolo.
Hamilton comentava o fato de ter sido chamado de “neguinho” por Nelson Piquet. O ex-piloto fez a declaração em 2021, quando cedia entrevista à Ricardo Oliveira. Piquet repercutia um acidente na pista envolvendo Hamilton, fazendo uma comparação a um acidente envolvendo Ayrton Senna e Alain Prost, em 1990.
O Canal Enerto postou no YouTube um corte de uma entrevista que Nelson Piquet deu em 03/11/2021 para Ricardo Oliveira. No trecho, Nelson comenta o acidente entre Lewis e Max em Silverstone. Quando vai se referir a Lewis, Piquet utiliza uma palavra de conotação racista. Confira: pic.twitter.com/FzKCJaPZPI
— Fofocas do Paddock (@fofocaspaddock) June 22, 2022
O termo “neguinho” é uma forma racista de se referir a pessoas negras, especialmente homens negros. No caso envolvendo Piquet, o uso da palavra foi ainda mais polêmica porque o ex-piloto dispunha de uma série de adjetivos que poderiam ser usados de forma mais adequada, afinal Hamilton é um dos melhores da história, mas optou por menosprezar a trajetória do piloto inglês.