O conflito entre Rússia e Ucrânia continua sendo o principal assunto discutido no mundo e como os Estados Unidos são uma grande potência mundial eles possuem um papel relevante mesmo não atuando diretamente no conflito.
Durante um discurso na conferência do Partido Democrata, o presidente Joe Biden falou que não travaria uma guerra na Ucrânia mas que prometeu ao presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. Biden afirmou que o apoio à Ucrânia será no fornecimento de armas e ajuda humanitária.
Segundo o presidente americano, os EUA estão prontos para receber refugiados ucranianos que estão fugindo do país que está sendo invadido.
Além dessa ajuda, o governo americano, assim como muitos outros países, estão impondo duras sanções contra a Rússia. Hoje mais cedo os EUA anunciaram mais uma medida contra o país invasor e bloqueou a compra de vodca e diamantes da Rússia.
Ainda no discurso, Biden teve falas mais duras ao alertar sobre qualquer agressão contra os países que são membros da Otan(Organização do Tratado do Atlântico Norte). Biden disse:
“Se tocarem nos países da Otan, vamos responder”
O presidente Biden ainda informou que está na expectativa de assinar a lei orçamentária que prevê uma ajuda financeira à Ucrânia no valor de 13,6 bilhões de dólares.
A invasão russa à Ucrânia completou nesta sexta(11), o15º dia de ofensiva que já deixou milhares de vítimas fatais, milhões de pessoas refugiadas e cidades ucranianas devastadas pelos intensos ataques russos.