Em colapso total, SC entra em lockdown: ‘vamos ter que decidir quem vai viver ou quem vai morrer’, diz diretor de Hospital

Diante de um colapso total dos hospitais, o poder público do estado decretou lockdown completo.

O estado de Santa Catarina é um dos que mais sofre com a nova onda da covid-19. Diante de um colapso total dos hospitais, o poder público do estado decretou lockdown completo, na tentativa de controlar os números.

O decreto afeta principalmente os serviços não essenciais, já que são esses os serviços que ficarão fechados. Pelo novo decreto, das 23h da noite às 6h da manhã, os serviços não essenciais deverão permanecer fechados.

A decisão visa combater a elevação dos números de internação e casos graves da doença. O estado conta com uma fila de pessoas que aguarda internação e, com esse cenário, pessoas acabam morrendo na fila a espera de tratamento.

De acordo com as autoridades de saúde, a taxa de ocupação das UTIs em instituições públicas já chega a 91,2%. O estado já registrou 7.164 mortos, desde o começo da pandemia, e os números vivem uma grande alta.

CENÁRIO DE GUERRA EM HOSPITAIS

O cenário dentro dos hospitais é de guerra, com pessoas na fila por atendimento, falta de equipamentos e exaustão dos profissionais. O diretor de um dos principais hospitais do estado, o Hospital de Caridade, falou sobre o cenário.

“Vamos ter que decidir quem vai viver ou quem vai morrer, pelo amor de Deus, é a última coisa que eu queria fazer na vida”, declarou o diretor técnico da unidade, Joao Batista Bonassis Jr. Ele conta ainda que o hospital recebe pedidos de socorro de outras unidades.

Escrito por

Roberta R

Notícias diárias, cobrindo que acontece de mais interessante no Brasil e no mundo. Notícias curiosas, interessantes e cobertura dos famosos.