A vacina da covid-19 já é uma realidade em muitos lugares do mundo, mas a aplicação não é forçada. Isto permite que muitas pessoas optem por não tomar a vacina, mas o preço a pagar, infelizmente, é alto em muitos casos.
A história do jovem Francis Gonçalves é um grande alerta neste sentido. Em meio a dor de uma tragédia familiar, ele tem encontrado forças para defender a vacinação e alertar as pessoas sobre os riscos da covid-19.
Francis vive no País de Gales, no Reino Unido. No país, ele se vacinou, mas acompanhou de longe a decisão dos seus familiares que, em Portugual, decidiram não receber a vacina da covid-19. O motivo para a decisão, segundo Francis, foram notícias falsas disseminadas nas redes sociais.
A família de Francis, composta por pai, mãe e irmão, decidiu não se vacinar. Infelizmente, os três contraíram a covid-19 e morreram da doença, em um intervalo de apenas uma semana.
“Eles não aproveitaram a oportunidade de se vacinar porque ficaram com medo. Meus pais tinham problemas de saúde crônicos, mas deveriam ter tomado a vacina. Só que havia todo um alvoroço sobre isso”, lamenta Francis.
Francis desabafa e conta que consegue entender a preocupação das pessoas, mas defende que as vacinas são seguras e devem ser aplicadas. Para Francis, as campanhas antivacina prejudicam a todos.
O luto precisou ser encarado a distância já que, sem poder viajar por causa das restrições da covid-19, ele ficou preso no Reino Unido.