O Auxílio Emergencial surgiu em meio a pandemia do Coronavírus. O vírus pegou a grande maioria da humanidade de surpresa. Infelizmente, o Brasil, foi um dos países mais afetados pela doença. Milhares de pessoas morreram. Na economia, muitos passaram a depender da quantia disponibilizada pelo o governo para conseguir colocar comida em suas mesas.
Mais de 5 milhões de brasileiros se beneficiaram com o Auxílio Emergencial. Diante disso, existe uma grande expectativa por parte da população para saber se o benefício será prorrogado para o ano de 2021. Inicialmente, o Auxílio, deveria ter apenas três parcelas. Contudo, foi prorrogado até o final do ano de 2020.
O atual presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, deixou bem claro que não pretende aprovar uma prorrogação do programa no ano de 2021.
Porém, não são todos os políticos que concordam com está atitude do presidente. Projetos circulam na câmara dos deputados, pretendendo uma prorrogação do Auxílio Emergencial.
Existe o Projeto de Lei 5495/20 que busca propor a extensão do Estado de Calamidade até março de 2020 e o PL 5494/20 que propõe a volta dos 600 reais para 2021.
Apesar disso, estes projetos ainda estão impedidos de se tornaram realidade por questões políticas. Eles precisam entrar na tramitação das Comissões, para que os textos sejam avaliados e recebam uma aprovação ou não.
Para que um projeto seja aprovado, é necessário a aprovação de senadores, deputados e do próprio presidente da República. Contudo, em certas situações, o pode