Fé, religião e dinheiro são assuntos que nem sempre fazem muito sentido juntos. No entanto, é inegável o fato de que muitos líderes religiosos, no Brasil e no mundo, ostentam patrimônios realmente exorbitantes.
Os dados que você verá nessa matéria foram divulgados inicialmente em 2013, pela revista Forbes. A revista é conceituada no mundo financeiro e frequentemente lista quem são as pessoas mais influentes, mais ricas ou poderosas do mundo.
Naquela ocasião, a lista trouxe informações sobre as supostas fortunas de alguns dos principais líderes religiosos brasileiros, o que inclui: R.R. Soares, Edir Macedo, Silas Malafaia, Valdemiro Santiago, Estevam Hernandes e a bispa Sônia.
Os dados foram obtidos pela revista naquele ano e agora voltaram a ser notícia, isso porque a página do Instagram, “Greengo Dictionary” resgatou os dados e voltou a publicá-los, dessa vez fazendo uma correção ao valor do dólar em 2021.
View this post on Instagram
Os números impressionaram e trouxeram grande desconforto. Vale dizer que, em 2019, a Forbes emitiu uma publicação se desculpando com o pastor Silas Malafaia.
Na ocasião, a revista explicou que Silas se revoltou com a notícia e teria afirmado possuir apenas cerca de 3% do valor relatado, de 150 milhões de dólares – algo em torno de R$20 milhões, em conversão aos dias atuais.
Nenhum dos pastores citados jamais revelou abertamente os valores que possuem. Os dados da Forbes foram obtidos sob critérios da revista e analisados sob o mesmo cuidado.