Não, você não leu o título errado e nem se trata de uma fake news. A Justiça da Paraíba agora tem um caso inusitado nas mãos para avaliar. Um grupo de vinte e dois felinos move uma ação contra o condomínio onde vivem, mas dos quais estão sendo ameaçados de despejo.
Segundo a ação, os bichanos vivem no condomínio já há muitos anos, inclusive há mais tempo que os próprios moradores. Ao longo de todo esse tempo, a convivência entre felinos e humanos foi tranquila, inclusive com moradores se revezando nos cuidados dos animais.
No entanto, a administração do condomínio tem, segundo a ação, começado a impor algumas regras e mudanças com o intuito de afastar os gatos. Por isso, a ação visa garantir a manutenção dos gatos no local e também a garantia dos cuidados.
Matuto, Sol, Maria-Flor, Oncinha, Branca, Doida, Esposo, Rainha, Aparecido, Atleta, Preta, Assustado, Juliete, Medroso, Pérola, Wesley, Guerreiro, Bubuda, Escaminha, Pretinha, Mostarda e Mãe de Todos são assistidos judicialmente pelo Instituto Protecionista SOS Animais e Plantas na Ação.
Segundo a ação, uma das proibições impostas pelo síndico é a de que os moradores não coloquem mais alimentação para os animais. A ação destaca ainda que todos os gatos são castrados, vermifugados e assistidos por veterinário – apenas um gato, por não ter idade, ainda não foi castrado.
O caso acabou chamando a atenção em função da ação ter sido assinada pelos felinos.