DPOC – doença pulmonar obstrutiva crônica – atinge milhões de brasileiros e poderá ser a 3ª principal causa de óbitos no mundo em questão de tempo

Seis milhões de pessoas em todo o Brasil sofrem dessa doença, fumantes e ex-fumantes que mantiveram vício por longo período.

O que é DPOC? É uma doença pulmonar obstrutiva que impede o fluxo de ar nos pulmões, a qual pode ser provocada por fumaça de cigarro e é um sério problema de saúde pública em todo o mundo.

Essa condição é de difícil diagnóstico e tratamento também. Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de 60 milhões de pessoas vivem com DPOC. Estima-se que até o ano de 2030 a enfermidade será a terceira principal causa de morte em todo mundo.

Seis milhões de pessoas em todo o Brasil sofrem dessa doença, fumantes e ex-fumantes que mantiveram vício por longo período, mesmo aqueles que largaram o cigarro podem visitar frequentemente as emergências por apresentarem essas crises.

No avançar da idade aumenta-se o risco de morte pela mesma. Em torno de 40 mil pessoas morrem da DPOC no Brasil hoje em dia. A doença pode ser controlada com ajuda de terapias e caso haja totalmente uma mudança na qualidade de vida.

A enfermidade em questão não possui cura, mas é possível de ser controlada através da mudança de hábitos alimentares e fazendo exercícios físicos, assim as crises de falta de ar podem ser vencidas.

Segundo a OMS, o importante é diagnosticar a doença e iniciar rapidamente o tratamento, o qual deve ser contínuo e adequado para cada paciente.

A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia junto do Portal Drauzio Varella, Minha Vida, Associação Crônicos do Dia a Dia, Avós da Razão, entre outras, estão conscientizando as pessoas a respeito dessa doença e os benefícios da mudança de hábitos para um estilo de vida mais saudável.

Escrito por

Cláudia LM

Colunista de notícias dedicada a escrever artigos de qualidade sobre saúde, TV, notícias de grande repercussão, notícias gospel e demais assuntos.