Pesquisadores do Centro Oncológico Memorial Sloan Kettering trouxeram esperança na cura do câncer em um novo artigo publicado na respeitada The New England Journal of Medicine. Os pesquisadores desenvolveram nada mais, nada menos, que um remédio capaz de curar pacientes diagnosticados câncer no cólon.
O grupo de voluntários da testagem era relativamente pequeno, mas todos foram considerados um sucesso. Participaram do estudo doze pacientes em estágio avançado de adenocarcinoma retal, um diagnóstico difícil.
Foram seis meses fazendo uso do medicamento e no final, segundo o estudo, todos “tiveram uma resposta clínica completa, sem evidência de tumor na ressonância magnética, tomografia por emissão de pósitrons com fluorodesoxiglicose, avaliação endoscópica, toque retal ou biópsia“.
O medicamento, dostarlimabe, age de uma forma diferente do que os já disponíveis até aqui. Os tratamentos em geral combatem as células cancerígenas e acabam atacando também o corpo do paciente.
O dostarlimabe, por sua vez, na aplicação testada pelo estudo, é capaz de “desmascarar” as células que estão contaminadas. Dessa forma, o sistema imunológico se torna capaz de identifica-las e combate-las de forma espontânea.
O estudo é extremamente promissor e seus resultados trazem esperança de que a cura do câncer seja finalmente alcançada. Ainda existe um longo caminho para garantir que o remédio é realmente seguro, mas isso não significa que as descobertas não sejam dignas de comemoração.
Os autores do estudo não esconderam a satisfação com a conquista que pode ser totalmente sem precedentes na história do combate ao câncer.