Dor nos seios: 5 principais sintomas que NUNCA devem ser ignorados

Saúde da mulher!

Dores na região da mama são muito comuns entre as mulheres, ocorrendo em aproximadamente 70% da população feminina. Geralmente as dores na mama são frutos de  alterações hormonais. Fique por dentro das principais causas da doença.

1. Início da puberdade

Meninas com idade entre 10 e 14 anos sofrem alterações hormonais em decorrência da puberdade. Nesta idade, as mamas começam a crescer, sendo comum a presença de dores na região das mamas.

2. TPM ou menstruação

Durante o período menstrual é comum que se aconteça a dor nas mamas, que geralmente vêm na forma de pontadas ou aumento da sensibilidade nos mamilos. Se a dor for intensa e durar mais do que quatro dias, a atenção médica pode ser necessária.

3. Menopausa

A menopausa é um processo natural em que o corpo da mulher passa por alterações hormonais e pode ser acompanhado pela sensação de dor ou queimação nas mamas.

4. Gravidez

As mamas costumam ficar mais sensíveis no período da gravidez. Estes sintomas são mais comuns no início e no fim da gravidez e decorrem do crescimento das glândulas mamárias que ocorre em preparação para a amamentação.

5. Amamentação

A amamentação provoca o endurecimento das mamas pois elas ficam inchadas com o leite e com o movimento da boca da criança nos mamilos. Se a dor é focalizada nos mamilos com a presença de ardor seus mamilos podem estar rachando.

Estes são apenas alguns sinais que devem ser levados em consideração, faça os exames preventivos e procure o ginecologista por pelo menos uma vez ao ano.

Escrito por

Fabiana Batista Stos

Jornalista digital, com mais de 10 anos de experiência em criação de conteúdo dos mais diversos assuntos. Amo escrever e me dedico ao meu trabalho com muito carinho e determinação.