O câncer no joelho pode surgir de mais de uma forma, já que esta parte do corpo é composta por uma soma de diferentes tecidos, que assim como os demais tecidos do corpo, estão sujeitos ao desenvolvimento desta doença.
O câncer é caracterizado pela divisão descontrolada de células doentes no corpo. Todas as células do corpo humano sofrem divisões, este é um processo através do qual o corpo regenera seus tecidos.
As células saudáveis do corpo se dividem um certo número de vezes antes que este processo juntamente com os demais exercidos pela célula causam um desgaste que as envelhecem.
Quando as células estão muito velhas para continuar se dividindo, o corpo as marcas para morrer num processo chamado apoptose. Algumas células, no entanto, podem sofrer mutações que as impedem de morrer, fazendo com que se dividam sem controle e formem os tumores.
Os tumores podem ser benignos, ou seja, eles crescem devagar e não se espalham e podem ser malignos, que é quando eles crescem rápido e se espalham pelo organismo. Tumores malignos podem ser letais e devem ser tratados o quanto antes.
No joelho os tumores malignos são:
- Osteossarcoma;
- Sarcoma de Ewing;
- Condrossarcoma;
- Metástases ósseas.
Os tumores benignos no joelho são:
- Osteocondroma;
- Condroblastoma;
- Encondroma;
- Fibroma não-ossificante;
- Tumor de células gigantes;
- Cisto ósseo aneurismático;
- Osteoma osteóide;
- Fibroma condromixóide.
Os principais sintomas do câncer no joelho são:
- Dor constante e progressiva;
- Aumento de volume local;
- Rigidez articular;
- Derrame articular;
- Inflamação;
- Fratura espontânea;
- Dificuldade na caminhada.
Caso você reconheça alguns destes sintomas relatados procure seu médico de confiança, cuide bem da sua saúde.