Com o andamento do calendário de vacinações no Brasil, surgem muitas dúvidas referente ao imunizante e a todo o processo que envolve se tornar imune contra a COVID-19. Dentre umas das reclamações mais frequentes, entre aqueles que já tomaram a vacina é a dor que fica no local após ter tido a agulha aplicada no braço.
Com isso, surge a dúvida, se a dor seria devido a agulha ou mesmo ao próprio conteúdo da seringa. A boa notícia é que a dor não representa qualquer risco para a nossa saúde.
Érico de Oliveira, que atua como Clínico Geral, buscou esclarecer mais dúvidas sobre este assunto. Ele trabalha no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, localizado em São Paulo. Ele explicou que a dor vêm tanto da agulha quanto da própria substância. Ou seja, as duas coisas tem influência.
Como a agulha precisa atingir diretamente os músculos, ela pode ser ainda mais grossa, o que pode causar ainda mais dor.
E o fato de ter tido um líquido injetado dentro de seu corpo também pode causar a reação de dor em seu organismo, visto que se trata de algo que não é realizado de maneira comum.
“A maioria das pessoas não sente nada, ou sente uma pequena dorzinha muscular. Isso tem a ver com o volume de líquido injetado também.”, explicou o profissional da saúde.
Lembrando que cada pessoa possuí uma reação única em relação a vacina.