Dor, coma, paralisia e morte: em plena pandemia da covid-19; vírus do Nilo é detectado em Minas Gerais

Conheça os principais sintomas.

Como se não bastasse a pandemia da Covid-19 que já matou mais de 408 mil pessoas somente no Brasil, o vírus do Nilo foi detectado pela primeira vez em Minas Gerais.

O vírus do Nilo ocidental é transmitido através da picada de mosquitos. O vírus do Nilo está em circulação e é encontrados no meio silvestre, assim como o já conhecido vírus da febre amarela.

Seres humanos e animais podem ser contaminados caso visitem ou entrem em áreas onde o vírus do Nilo está presente e assim podem acabar infectados.

Os principais sintomas da doença causada pelo vírus do Nilo são:

  • Febre;
  • Fortes dores de cabeça;
  • Fadiga;
  • Vômito, entre outros.

A doença pode evoluir de maneira rápida, deixando o infectado em estado grave. Nos casos mais críticos os sintomas podem se apresentar como meningite, coma, rigidez na nuca e paralisia.

A transmissão do vírus do Nilo acontece através da picada dos pernilongos, muriçocas e insetos do gênero Culex.

O vírus foi identificado através de uma pesquisa realizada entre o Instituo Oswaldo Cruz, em parceria com a faculdade de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerias e com a Universidade Federal do Piauí.

Esta foi a primeira vez que o vírus do Nilo foi encontrado no estado de Minas Gerais, no Brasil o vírus já circula em São Paulo e no Piauí.

“O cavalo é a principal epizootia e atua como sentinela para a doença. Esclarecer os casos suspeitos é importante para detectar a presença do vírus na região e prevenir a transmissão para os rebanhos equinos e as pessoas”, revelou o coordenador do estudo, Luiz Alcantra, da Fiocruz.

 

Escrito por

Fabiana Batista Stos

Jornalista digital, com mais de 10 anos de experiência em criação de conteúdo dos mais diversos assuntos. Amo escrever e me dedico ao meu trabalho com muito carinho e determinação.