Dois soldados da Polícia Militar foram autuados em flagrante depois de uma abordagem feita no bairro Americanópolis, grande São Paulo. Os soldados Ana Beatriz Santos da Rosa Oliveira e Rafael Valentine Reis foram denunciados depois da ação.
A vítima teria sido abordada por volta das 21h15 da noite, quando os agentes levaram o dinheiro. Logo depois do fim da ação, a corregedoria da PM foi alertada sobre o roubo e começou uma investigação para localizar o dinheiro. Não foi confirmado se foi a próprio vítima que realizou a denúncia sobre o roubo.
A viatura 22305, ocupada pelos policiais suspeitos, foi revistada, bem como os armários e carros pessoais. O dinheiro foi encontrado no carro particular da soldado Ana Beatriz. Os dois foram conduzidos ao Presídio Militar Romão Gomes, depois de ter sido registrado o Auto de Prisão em Flagrante Delito.
A polícia não confirmou a identidade da vítima, tampouco as circunstâncias sob as quais aconteceu o roubo. Os dois policiais vão responder por peculato e a pena, de acordo com o código penal, pode chegar a 20 anos de prisão.
Os soldados atuam no 22º Batalhão, o mesmo que foi alvo de grande operação, em 2018, do Ministério Público e também da Corregedoria. Na época, 53 agentes foram presos sob acusação de associação ao PCC.
Naquela operação, a Justiça autorizou escutas telefônicas que ajudaram a desmontar o esquema criminoso. Em 2019, a Justiça condenou 42 policiais em São Paulo.