A destruição de parte da Escola Estadual Professor Paulo Freire, que fica em Ribeirão das Neves, estado de Minas Gerais, aconteceu durante a madrugada desta terça, dia 14 de junho.
De acordo com o boletim de ocorrência feito pela Polícia Militar, o incêndio foi criminoso. Além disso, no local haviam várias pichações nas paredes da escola com mensagens em tom de ameaças.
Ainda na manhã desta terça, ao analisar as imagens de segurança a polícia identificou dois estudantes de 15 anos que foram vistos nas imagens. Os dois foram apreendidos pela polícia e encaminhados até a delegacia de Ribeirão das Neves.
De acordo com reportagem do portal G1, a turma estava fazendo um trabalho de uma das disciplinas quando os dois adolescentes foram repreendidos por causa do uso de drogas. Isso teria “desagradado” à dupla de adolescentes.
Esta teria sido a motivação para incendiar o local. A mãe de um desses adolescentes informou à reportagem que na segunda, dia 13 de junho, ela foi chamada pela escola justamente devido ao consumo de drogas do filho.
Ela declarou que não imaginava que ele fosse fazer uma coisa dessas.
O fogo que os dois atearam atingiu o bloco 1, uma sala que fica ao lado da biblioteca e uma outra ao lado dessa.
As perdas sofridas pela escola foram consideráveis: mais de 5 mil livro, 7 computadores, 4 projetores, 1 impressora e móveis. Devido ao estrago e à perícia que será realizada, as aulas desta terça foram canceladas na escola.