A dor de garganta pode ser um incômodo enorme e dependendo de sua intensidade pode ser até incapacitante. Se seu trabalho depende da sua voz então, esse mal pode te afetar muito, já que a dor de garganta dificulta na fala e pode até roubar sua voz.
Geralmente essa dor é indicativo de algum mal subjacente, como uma gripe ou um resfriado. Quando o assunto é gripe ou resfriado o ideal mesmo é manter o repouso e se hidratar bastante bebendo muito líquido, mas isso não te impede de tratar a dor de garganta isoladamente.
Confira a seguir 3 receitas caseiras e naturais para pôr um fim na dor de gargantas
1. Chá de hortelã:
Sabe aquela sensação geladinha que se sente ao mastigar folhas de hortelã? Isso se deve ao mentol, substância presente em abundância na planta e que ajuda a aliviar os sintomas da dor de garganta.
- 1 talo de hortelã
- 1 xícara de chá de água
Ferva a água e depois junte as folhas de hortelã picadas. Deixe em infusão por 5 minutos e depois é só beber.
2. Suco de toranja
A toranja é rica em vitamina C que ajuda seu sistema imune a lutar contra a gripe e o resfriado, além de ter propriedades anti-inflamatórias que agem direto no problema, trazendo alívio para a dor de garganta.
- Esprema o suco de 3 toranjas e beba sem adicionar água ou açúcar.
3. Chá de camomila com mel
A camomila é um excelente anti-inflamatório e o mel hidrata naturalmente os tecidos da garganta. Quando combinados na forma de chá estes dois ingredientes são uma poderosa solução para o alívio da dor de garganta
- 1 colher de Flores secas ou 1 sachê de chá de camomila
- 1 colher de mel
- 1 xícara de água
Ferva a água e depois junte a camomila. Adicione o mel aos poucos, misturando bem para diluir tudo. Beba o chá ainda quente.