O estímulo aos pequenos é muito importante em todos os estágios, mas é importante tomar cuidado com como se faz isso. Muitas vezes, pais e mães, responsáveis em geral, acabam cometendo o erro de fazer isso de uma forma pouco saudável. Aqui você vai encontrar algumas dicas para corrigir potenciais erros:
- Reconheça as tentativas, mesmo que falhas
Um erro muito comum é esperar o resultado perfeito para só então elogiar. No entanto, é muito mais provável que a criança cometa erros do que realmente acertos, porque errar é parte do processo. O melhor a fazer é saber reconhecer os esforços e o quanto o pequeno está tentando.
- Reforce o lado positivo
É claro que pontuar os erros e orientar em direção ao acerto é importante, mas ao invés de focar no que está errado, reforce mais o que foi feito certo. Dessa forma, você estimula, corrige e não prejudica a autoestima da criança.
- Converse sobre empatia e ensine o que é isso
Uma das melhores habilidades a se desenvolver na infância é a de saber se colocar no lugar do outro e entender que nem todo mundo vive a mesma realidade, possui os mesmos meios ou sente as mesmas coisas.
- Dê liberdade criativa
A espontaneidade de uma criança pode ser cansativa às vezes, porque são pequenos seres cheios de energia. No entanto, é importante permitir que essa criatividade e esse comportamento espontâneo seja extravasado sem limitá-lo o tempo todo.