A diabetes é uma doença séria que acomete mais de 16 milhões de brasileiros, colocando o país em 5º lugar mundial entre os que mais têm pessoas com a doença. Se não for tratada adequadamente a diabetes apresenta sérios riscos e nos piores casos pode levar à amputação de membros e até mesmo à morte.
Esta doença tem 2 tipos com causas e sintomas diferentes mas que também tem suas semelhanças. A diabetes tipo 1 é a congênita e está ligada a fatores genéticos e imunológicos. Já a diabetes tipo 2 está ligada a fatores habituais como a alimentação e ausência de exercícios, por exemplo.
Os primeiros sintomas da diabetes são cansaço frequente, muita fome, perda de peso repentina, muita sede, muita vontade de ir ao banheiro. É importante notar estes sintomas o quanto antes para que seja feita uma consulta com o clínico geral, e se caso for realmente diabetes, iniciar o tratamento.
Os principais sintomas da diabetes são:
- Muita sede ou boca seca;
- Muita fome;
- Começar a emagrecer subitamente;
- Dificuldade na cicatrização de feridas;
- Infecções fúngicas repetidamente;
- Cansaço frequente, muito sono ou preguiça;
- Irritabilidade ou falta de disposição para realizar as atividades do dia-a-dia;
- Urinar com frequência durante o dia e a noite;
- Formigamento ou câimbras nos membros;
- Escurecimento das dobras, principalmente pescoço e axila.
A detecção precoce da doença evita sintomas mais agravados tais como dificuldade para enxergar, dor e formigamento pelo corpo, problemas renais, má circulação e disfunção erétil. A diabetes pode causar sequelas graves e permanentes.