No último dia 3 de julho, policiais da Penitenciária Professor José Ribamar Leite foram surpreendidos por um detento que conseguiu fugir e prender todo mundo dentro da Penitenciária. Francilio Lima Teles aproveitou um momento de distração para agir.
Ele realizava alguns trabalhos como soldador dentro da Penitenciária e foi deixado sozinho na calçada da unidade com o equipamento. O preso não só fugiu, como também teve tempo de soldar o portão da unidade, prendendo os policiais no interior.
Os policiais só se deram conta do que havia acontecido tempos depois e precisaram de ajuda externa para conseguir sair de dentro da unidade prisional. Pelo telefone, eles acionaram um outro policial militar que tem uma serralheria.
Apenas com a chegada do equipamento foi possível serrar os pontos de solda e finalmente abrir o portão. Depois disso, foi dado o pontapé para encontrar e recapturar Teles, que já estava foragido a esta altura. Mas o homem foi localizado.
Essa não foi a primeira vez que Teles conseguiu escapar do sistema prisional do Piauí, antes ele já havia escapado, em outras 4 ocasiões. De acordo com o Sindicato de Policiais Penais do Piauí, em todas as fugas ele se fez valer do benefício do trabalho.
Como tem conhecimentos de solda e também trabalha como eletricista, Teles acaba ganhando alguns privilégios por trabalhar nas unidades e isso acaba, com o tempo, levando os agentes a abaixarem a guarda com o detento. Por isso, ele ficou sozinho na calçada tendo a oportunidade de fazer o que fez.
Apesar da cena inusitada, Teles tem um largo histórico e inclusive pode ser perigoso. Ele foi preso pelos crimes de furto qualificado, roubo e também uma tentativa de feminicídio. Teles foi encontrado na zona rural de Boa Hora, no Piauí, e reencaminhado para a penitenciária.
Por nota, o Sindicato afirmou que vai investigar as fugas do preso e também as circunstâncias da fuga mais recente para assegurar que os responsáveis sejam cobrados.