Segundo informações confirmadas pela Polícia Civil do Paraná, o deslizamento de terra registrado na BR-376, em Guaratuba, vai ser investigado em inquérito. Doze pessoas sobreviveram a tragédia e duas pessoas morreram.
A polícia informou que vai investigar as causas do deslizamento e se existem responsáveis. O deslizamento foi uma das várias ocorrências espalhadas pelo país durante dias de fortes e constantes chuvas.
O deslizamento interditou a estrada por dias, enquanto duraram as buscas e também o processo de remoção da terra. O processo foi realizado em esforço de autoridades, como o próprio Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.
A polícia adiantou que deve ouvir testemunhas para entender a dinâmica do que aconteceu antes do deslizamento. Desastres que envolvem eventos naturais são sempre delicadas de se investigar, mas necessário.
O deslizamento causou grande comoção em todo o país, especialmente pela situação angustiante que enfrentaram as vítimas, muitas ficaram soterradas, presas dentro de veículos. A busca por sobreviventes passou por fases comoventes.
A princípio, as autoridades chegaram a estimar que o número de vítimas devia ser entre 30 e 40. O avanço da remoção do volume de terra, no entanto, permitiu que o número fosse reavaliado e as autoridades chegaram ao número final.
De forma trágica, duas mortes foram confirmadas. Não há previsão para a recuperação do local, especialmente sobre a encosta totalmente danificada após o deslizamento. A recuperação do local é importante para garantir a segurança dos motoristas.