A cada dia os brasileiros estão tendo uma surpresa nova ao chegarem nos postos de combustível. O preço do litro da gasolina já superou o valor de R$ 7,00, se transformando no maior vilão que aumentou a inflação em 2021. O combustível está afetando diretamente o bolso das famílias brasileiras.
Até o mês de julho o valor da gasolina e do diesel subiu mais de 25%. O preço da gasolina virou motivo de discussão entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e governadores de estado. O presidente está cobrando os mandatários para que eles diminuam o ICMS sobre o litro do diesel e da gasolina, assim o valor pode começar a recuar.
Um dos principais culpados pelo aumento do combustível é o dólar em alta, que é o principal índice de preços. Isso tem piorado dia após dia com o real sendo desvalorizado. O preço do combustível no mercado externo também é um dos culpados pela elevação do preço.
A Petrobras, uma das maiores petrolíferas do mundo, tem uma política de preços que influenciam diretamente no valor da gasolina nas bombas. Durante o governo de Temer, a empresa alterou essa política para tentar ficar páreo com o mercado internacional.
Os impostos não são culpados apenas pelos produtos encontrados nas prateleiras dos supermercados. A tributação do ICMS atinge diretamente no preço do combustível, tanto que em alguns estados o consumidor é obrigado a pagar um valor de 30% de impostos sobre o litro da gasolina.