A descamação da pele se caracteriza pela eliminação das camadas superiores da pele e normalmente está relacionada a condições simples de serem tratadas tal como o ressecamento da pele.
Se a descamação vem acompanhada de outros sintomas como dor, vermelhidão, inflamação, coceira ou inchaço, é importante se atentar e tomar os devidos cuidados pois pode se tratar de uma condição mais séria.
Confira a seguir uma lista com algumas das causas mais comuns para a descamação na pele:
1. Pele seca
A falta de hidratação da pele pode levar ao ressecamento das camadas superiores da pele. As células da pele perdem então seu poder de se aderirem umas às outras e a pele pode começar a descamar.
2. Câncer de Pele
A escamação da pele também pode ser sinal do câncer de pele, principalmente naquelas pessoas que ficam por um longo período expostas ao sol sem usar nenhum tipo de proteção.
3. Alergia de contato
A alergia de contato acontece quando a pele entra em contato com alguma substância a qual o corpo é alérgico. A alergia de contato geralmente é causada por produtos industrializados como perfumes e produtos de limpeza, portanto é importante conhecer suas alergias.
4. Psoríase
A psoríase é uma condição inflamatória que provoca o surgimento de placas de cor avermelhada. A psoríase provoca a descamação da pele acompanhada por coceira e deve ser tratada com auxílio médico.
5. Lúpus eritematoso cutâneo
Esta enfermidade é caracterizada por lesões vermelhas com as bordas amarronzadas e escamação da pele. Os sintomas geralmente aparecem nas áreas do corpo que ficam mais expostas ao sol.