O surgimento das redes sociais tem sido um grande avanço em muitos sentidos, mas também uma grande preocupação em outros. Para pais de crianças e adolescentes, a atenção precisa ser redobrada nesses casos.
Não é novidade para ninguém que crianças e adolescentes são grupos muito vulneráveis dentro da internet. São muitos os riscos, dos mais criminosos até os mais “inocentes”, em certo sentido.
Um bom exemplo do que poderiam ser esses riscos inocentes estão aqueles famosos “desafios” das redes sociais. Quando um desafio se torna “viral”, muitas crianças e adolescentes acabam reproduzindo, sem saber dos verdadeiros riscos.
É um desses desafios que tem causado preocupação em profissionais de saúde do Reino Unido. Isso porque o ‘desafio’ que viralizou no país tem incentivado os jovens a consumirem uma grande quantidade de paracetamol.
A ideia é apostar para ver quem passa mais tempo desacordado por conta da medicação. No entanto, a “brincadeira” tem se mostrado um verdadeiro risco para os próprio participantes, já que causa overdose.
“Pessoas de 15 a 17 anos decidiram desafiar umas às outras a tomar uma overdose de paracetamol. O indivíduo que permanecesse por mais horas no hospital seria o vencedor. É incrivelmente preocupante. Está colocando a vida dos jovens em perigo”, declarou a comissária criminal Donna Jones.
As autoridades do país tem procurado chamar a atenção para os riscos desse tipo de prática. Donna concedeu entrevista à imprensa e convocou os pais a se envolverem na situação. A policial também criticou a atitude irresponsável de influenciadores.
Na entrevista, Donna chamou a atenção pra um grave efeito colateral desse tipo de situação, que mobiliza viaturas oficiais e leitos de hospitais com problemas que poderiam ser totalmente evitados.