Todos sabem que uma boa higiene bucal pode prevenir problemas nos dentes, mas o que poucos sabem é que a maus hábitos de higiene oral podem levar a problemas em outras partes do corpo, tais como o pulmão, os rins e o coração causando inclusive o infarto.
A boca é uma porta de acesso aos órgãos internos do corpo e sua natureza úmida e aquecida cria o ambiente ideal para o desenvolvimento de bactérias de todos os tipos, que podem causar infecções. Estas infecções podem viajar pelas vias aéreas e chegar aos pulmões, bem como pegar outros caminhos e terminar no fígado por exemplo.
Existem bactérias que são amigas do corpo e coexistem nos ambientes fornecidos por ele. Uma higiene bucal pobre tem o potencial de favorecer as bactérias malignas, que são aquelas capazes de adoecer o corpo e causar infecções.
Muitas pessoas escovam os dentes regularmente mas não o fazem de maneira correta, e não escovar os dentes de forma apropriada é quase tão ruim quanto não escovar, pois deixa áreas desprotegidas de onde as bactérias começam seu processo de divisão, tomando a boca por completo em pouco tempo.
Uma boa escovação exige que se escove tanto a parte exterior dos dentes, ou seja, aquela voltada para os lábios e bochechas quanto a parte interna que fica em contato com a língua, bem como a parte onde os dentes se tocam, a língua e as bochechas.
Para escovar bem seus dentes você deve passar a escova das gengivas para a ponta dos dentes em um movimento circular, como se varresse os dentes de cima para baixo ou de baixo para cima. Sem a escovação adequada surgem as cáries que se não são cuidadas podem causar a necrose dos nervos do dente transformando o local em uma colônia de bactérias nocivas à saúde. Estas bactérias podem se alojar no coração causando a endocardite bacteriana. “Cerca de 40% dos casos dessa doença são causados por bactérias da boca”, afirmam os cardiologistas.
Visite o dentista a cada seis meses.