Não é novidade para ninguém que a Globo tem cortado muitos nomes do quadro de profissionais, inclusive alguns grandes medalhões. Sem contrato com a emissora, claro que outras grandes televisões ficam interessadas em fechar parcerias.
Mas, ao que tudo indica, esses artistas não tem interesse em se arriscar em novas emissoras. Um dos motivos, de acordo com o site Na Telinha, é o receio de perder o status de “global” participando de contratos com outras emissoras.
A TV Globo tem dado preferência para contratos pontuais com alguns artistas considerados peça-chave, mas cujo a manutenção de um contrato fixo é mais cara do que a emissora está disposta a manter agora.
Com isso, mesmo os atores que não tiveram contrato renovado ainda tem chances de ser escalados para projetos e até mesmo participações em alguns programas da emissora, o que é visto como retrato de credibilidade e relevância na indústria.
Malvino Salvador, Miguel Falabella, Zeca Camargo, Renato Aragão, Vera Fischer e, mais recentemente, Tarcísio Meire e Glória Menezes são alguns dos nomes que saíram da empresa. Pouquíssimos fecharam acordo com a concorrência.
Uma das questões que pode ser relevante para muitos desses artistas são as possibilidades amplas de novos trabalhos junto ao Grupo Globo, que detém diversas emissoras e é envolvido em grandes produções também do cinema nacional.
A Globo é também, em muitos setores, a emissora com maior relevância e credibilidade internacional e essa pode ser uma ponte que vale a pena ser mantida.