Você sofre com crises epiléticas ou já presenciou alguém em crise? As crises epiléticas são bastante traumáticas para quem assiste a tudo sem saber o que fazer para ajudar a vítima, por isso o conhecimento faz toda diferença na vida da gente.
Na pauta de hoje você terá a oportunidade de aprender um pouco mais sobre essa doença e como socorrer alguém em crise, sabendo o que se pode e o que não se pode fazer nesse momento super delicado para o paciente.
A pessoa que sofre com ataques de epilepsia deve procurar ajuda médica imediatamente e jamais abandonar o tratamento. A medicação deve ser tomada rigorosamente no horário que o médico prescreveu.
É bom saber que a epilepsia não transmite de pessoa para pessoa, como muitas pessoas pensam, ela é uma doença cerebral crônica e pode atingir pessoas de qualquer faixa etária.
O que é uma crise epiléptica?
Cientificamente falando, a crise epiléptica se define por um conjunto de sintomas que vão desde as convulsões até as contrações que são percebidas em todo o corpo.
Isso acontece quando uma parte de neurônios em nosso cérebro é ativado ao mesmo tempo, o que chamamos de convulsão, mas nem todas as pessoas que convulsionam terão crises de epilepsia, que é quando o problema se torna crônico e recorrente.
É importante não segurar a pessoa durante uma crise epilética, nem colocar objetos em sua boca ou tentar segurar a língua da pessoa. O ideal é chamar por socorro, ligue 192 imediatamente.