Criança de apenas 2 anos morre em hospital superlotado de SC e gera comoção entre funcionários

Caso aconteceu nesta segunda, dia 11 de julho

Nesta última terça, dia 12 de julho, foi confirmado pela Secretaria de Estado de Saúde que uma criança de apenas 2 anos e 4 meses faleceu nesta segunda, dia 11 de julho, na emergência enquanto aguardava uma vaga de um leito no Hospital Infantil Joana de Gusmão, que fica em Florianópolis.

Ainda de acordo com o comunicado, uma investigação deverá ser realizada para apurar a conduta dos funcionários no atendimento desta criança. Há algumas semanas o estado vem passando por uma grave crise sem vagas em leitos.

A assessoria da Secretaria também informou que a criança passou por várias outras unidades e quando chegou ao hospital da cidade já estava em estado crítico.

A criança, identificada como Bettina Syendebak de Souza, faleceu devido a um quadro grave de pneumonia. Segundo a Secretaria de Saúde, a criança também tinha suspeita de covid.

O secretário de saúde, Aldo Baptista Neto afirmou que: “O sistema está extremamente tensionado e os profissionais também estão extremamente tensos”.

De acordo com o que foi divulgado, foram os próprios profissionais do hospital que denunciaram o caso já que gerou um forte sentimento de comoção. Não somente esta, mas diversas unidades de saúde do estado estão passando pela falta de leito.

Além de Bettina, outra morte aconteceu em Três Barras onde um bebê faleceu de covid na espera de uma vaga na UTI Neonatal.

Para tentar contornar o problema, o estado de Santa Catarina está viabilizando a abertura de mais 99 novos leitos, até início de agosto todos leitos já devem estar em funcionamento.

Escrito por

Paulo Machado

Colunista de portal de notícias dedicado a TV e Famosos, Curiosidades, Saúde Natural e Bem-estar, Finanças e Política Brasileira