Quem gosta de literatura e até mesmo quem não gosta tanto, com certeza já se deparou com alguma obra da Mafalda. A personagem argentina é uma das mais famosas de todo o mundo. Não é exagero! A criação já foi traduzida para mais de 30 idiomas.
Por trás do sucesso da personagem, está o cartunista Quino. A causa da morte não foi confirmada pelos representantes do artista, mas a mídia argentina afirma que Quino sofreu um AVC recentemente e sugere que pode ter havido complicações.
O editor Daniel Divinsky confirmou a informação pelo Twittter, afirmando que “todas as pessoas boas do mundo ficarão de luto por ele”. Joaquín Salvador Lavado foi o cartunista de língua espanhola mais traduzido em todo o mundo.
Mafalda conquistou o mundo com questões que na época não tinham a mesma repercussão que hoje. Aos 6 anos, a personagem demonstrava grande preocupação social e estava sempre propondo questionamentos relevantes e inesperados.
Quino, embora tenha também outras criações, acaba sendo sempre associado a própria Mafalda. Mas, por incrível que pareça, Mafalda não foi aceita logo de cara. Na época, criada para uma propaganda, acabou sendo rejeitada por vários jornais.
Mafalda foi publicada apenas em 1964, apesar de ter sido criada dois anos antes. Sem o apelo da publicidade, Mafalda acabou conquistando espaço em jornais não só da Argentina, mas em todo o mundo e, mais tarde, Quino viu sua criação traduzida.
A produção de Mafalda foi encerrada 7 anos depois, com mais de 2 mil tirinhas escritas e publicadas. Quino continuou escrevendo sobre questões sociais.