Desde o começo da pandemia da nova doença do coronavírus, especialistas previam a queda da economia de diversos países no mundo. A crise é global e uma das maiores potências, o Estados Unidos, também está sentido os golpes.
No último trimestre o PIB (Produto Interno Bruto) do país caiu em quase 33% e entrou para a história. Isso porque é a maior queda desde o ano de 1947, ano em que o governo americano começou a analisar estes números.
O mês de abril foi o grande causador dos números históricos registrados pelo Estados Unidos. A maior queda registrada antes foi de 10% no segundo trimestre de 1958.
Em abril o mundo inteiro foi obrigado a realizar uma quarentena mais intensa para evitar que o Covid-19 ganhasse mais força. No outro lado da moeda, o mesmo mês representou a maior crescente dos casos e mortes.
Com a chegada do mês de maio, muitos acreditavam que a situação iria melhorar, porém, os planos foram por água abaixo após novos casos do coronavírus ganharem força. A nova onda surgiu no Sul e Oeste, regiões extremamente povoadas.
O estado da Califórnia é o líder em número de casos confirmados com quase 488 mil, porém, Nova York, com 418 mil casos lidera disparadamente em número de vítimas fatais. São mais de 32 mil mortes contra quase 9 mil na Califórnia.
Ao todo mais de 4 milhões e meio de americanos testaram positivo para o Covid-19. Enquanto 153 mil não resistiram e morreram.